9.21.2006

Dia das Limpezas

Antes
Antes com Contraste

Depois

Depois com Contrate

Hoje foi o dia das limpezas. Desde que comprei a Canon 10D no verão de 2004, nunca até hoje o sensor foi limpo como deve de ser. O melhor q tinha feito foi usar umas bombas de borracha e bombear um pouco de ar para cima dele.
Isto tem as suas razões, primeiro que tudo, não queria mandar máquina para fora para limpar para não ficar sem ela em casa durante sabe se lá quanto tempo e pagar uma fortuna, e segundo, sempre tive muito medo de limpezas caseiras, pois qualquer arranhadela no filtro protector do sensor significaria ou danos muito caros de se resolver ou constantes riscos em todas as imagens a partir daí.
Ora bem, três anos depois... lá ganhei coragem.
Comprei um kit de limpeza "Green Clean", que me garantiram ser muito bom. Até tremi com o preço, 75 euros, mas parece ser algo bastante durável, e acreditei no processo. E a necessidade de limpar o sensor rogava-me a abrir a carteira, isto se quero manter as coisas o mais profissionais possíveis, e andar constantemente a retocar pontos negros de poeira nas imagens, começa a chatear.
Este kit consiste num spray com um sistema de vácuo, ou seja, basicamente um mini aspirador, e em duas espátulas, uma húmida e outra seca. Tudo isto vêm em triplicado ( menos o spray ), e em sacos estéreis. Muito Pro, e muito bonito de se ver.

Com muito muito cuidado, procedi à aspiração e prossegui à limpeza de espátula.
No fim, como podem ver ainda se notam alguns pontinhos, mas nada comparado com o que havia antes. Não querendo arriscar mais, dei-me por contente e por finalizada a limpeza.
De qualquer modo esses pontos já são demasiado pequenos para serem perceptíveis em situações normais.

P.S. Para quem não percebeu as imagens, são fotografias de uma folha branca, duas delas com um filtro de alto contraste aplicado à posteriori para analisar melhor a quantidade de sujidade.

2 comentários:

Osiriums Ventaka disse...

Por incrível que pareça, a minha fabulosa compacta não tem qualquer sujidade. A única coisa que aconteceu, não sei bem como, foi um pixel do sensor ficar meio queimado. Dependendo das cores, pode ou não ficar todo azul berrante. Mas como fica com uma cor com contraste, é fácil perceber onde é que ele anda e retocá-lo. Tendo em conta que é só 1 pixel, não é mau.

Victor Martins disse...

Olá Osiriums, obrigado pelo teu comentário.
A sujidade normalmente só aparece nas SLR's, devido à troca de lentes que expoe a cavidade onde se encontra o sensor e o espelho.

Isso do pixel é que é chato, mas sendo realmente só um, n é dificil de tratar :)

Um abraço.